Certificação antiplágio

A Certificação Antiplágio Acadêmico (CAA) é um reconhecimento de capacitação pessoal ou institucional que atesta o treinamento e implementação de ações eficazes para prevenir a ocorrência do plágio.

O aperfeiçoamento pessoal, realizado individualmente, tem como objetivo obter capacitação para reconhecer as modalidades de ocorrência do plágio e evitar que aconteça em trabalhos acadêmicos ou publicações científicas.

As instituições de ensino e pesquisa, como escolas e universidades, têm compromisso com a produção e preservação do conhecimento científico e, sobretudo, com a manutenção de sua reputação. As estimativas de ocorrência de plágio entre estudantes estão em torno de 60% e muitas delas ocorrem por motivos não intencionais, isto é, desconhecimento técnico de como evitar o plágio. Implementar programas e mecanismos de formação e conscientização dos alunos pode eliminar a ocorrência de fraudes autorais.

Certificação para pessoas

Estudantes, da educação básica e do ensino superior, que cometem fraude autoral em atividades escolares ou acadêmicas, trabalhos de conclusão de curso (TCC), dissertações, teses, entre outros, estão arriscados a receberem nota zero, serem reprovados ou expulsos, terem o diploma cassado e até serem processados.

Professores que não assumem o compromisso de combate ao plágio podem ser vistos por seus alunos como negligentes ou relapsos no seu trabalho docente, sendo facilmente enganados por alunos que apresentam como próprios trabalhos copiados ou comprados de terceiros.

Pesquisadores que submetem manuscritos para publicação científica podem estar expondo a sua credibilidade e confiabilidade diante da comunidade científica quando um manuscrito é identificado com plágio e acaba sendo retratado.

Editores são os principais responsáveis pela idoneidade e prestígio de uma revista científica. Saberem o que fazer para evitar que manuscritos plagiados sejam publicados é uma ação preventiva que pode ser obtida com a implementação de pequenos cuidados técnicos no processo de submissão dos autores.

Para obter a Certificação Antiplágio Acadêmico (CAA) a pessoa interessada deve realizar o CURSO ONLINE ANTIPLÁGIO, cumprindo as exigências de carga horária e aproveitamento. Ao final do curso, recebe um certificado digital que tem validade para fins curriculares como curso de aprimoramento e capacitação.
Certificação para instituições

Estudantes geralmente cometem plágio por motivos acidentais e, em alguns casos, por razões intencionais (má-fé). Embora se tenha a percepção de que o aluno é o responsável pela autoria e credibilidade dos seus trabalhos acadêmicos, as instituições não podem se isentar da corresponsabilidade pela integridade acadêmica, uma vez que a sua imagem pode ser comprometida por ser omissa, negligente ou branda na forma de lidar com a prevenção e o combate ao plágio e às más condutas científicas.

A Certificação Antiplágio Acadêmico concedida para instituições é um selo de reconhecimento de idoneidade conferido após a realização de um processo de qualificação antiplágio composto por uma série de procedimentos visando reduzir a ocorrência de plágio e promover a integridade acadêmica em instituições de ensino e pesquisa.

A metodologia aplicada consiste em:
  1. Diagnóstico da percepção e taxas de ocorrência de plágio entre a comunidade docente e discente
  2. Implementação de ações institucionais estratégicas
  3. Treinamento de conscientização e formação com alunos e professores
Solicite mais informações